Infraestrutura

Os experimentos relacionados ao tratamento de efluentes e produção de biomassa de microalgas são realizados na área experimental do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LESA), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG, Brasil (20º45’14”S, 42º52’54”W). Nesta área, encontram-se instaladas 12 lagoas de alta taxa (LATs) e 2 reatores de biofilme (RBs) em escala piloto, que se constituem em sistemas híbridos de tratamento de águas residuárias que otimizam a produção e colheita de biomassa algal. As lagunas são acopladas à colunas de carbonatação além de um sistema de combustão de gases e monitoramento online de pH.

Toda área experimental caracteriza-se uma biorrefinaria, em que a biomassa de microalgas cultivada em águas residuárias é utilizada como matéria-prima para as rotas de valorização energética. A caracterização dos bioprou produzidos será realizada por meio de parcerias com instituições e pesquisadores colaboradores.

A infraestrutura do LESA permite a realização de análises físicas, químicas e microbiológicas de efluentes.

Ainda, o Laboratório coordenado pela Professora Lúcia, conta com a versão PhD do software SimaPro que dispõe das mais recentes bases de dados para avaliação do ciclo de vida dos produtos.







Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Av. Peter Henry Rolfs, s/n, sala 320

Campus Universitário, Viçosa - MG


Grupo de Pesquisa e Extensão vinculados ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa – UFV

Informações Geoespaciais e Pesquisas Ambientais Avançadas


2022 © SigeonPA - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Interminas.